Senta que lá vem brincadeira

Senta que lá vem brincadeira

A PIG PEGA nasceu com a missão de criar boas oportunidades para que mães e pais possam aproveitar ao máximo as roupas e acessórios de seus filhos com economia e praticidade. Por isso, a loja tem o porquinho DuDu como seu mascote, uma referência à economia que se pode fazer quando consumimos de forma responsável e sustentável.

A PIG PEGA também tem seu lado lúdico e a inspiração de sua marca está na tradicional brincadeira de criança, o pique-pega. Essa brincadeira é bem antiga! O livro holandês Jongensspelen. (Jogos de meninos, em tradução livre) da segunda metade do século 19 já descrevia o pique-pega (ou pega-pega como é conhecido em alguns lugares).

Acreditamos que brincar é essencial para as crianças. É um direito delas e é algo espontâneo. Especialistas em infância já destacaram que brincar é importante para as crianças, pois brincando elas sempre descobrem algo novo, desenvolvem habilidades e criatividade, tornam-se mais sociáveis e comunicativas ao interagir com outras crianças, aprendem a negociar e a entender melhor o outro.

Em entrevista a Bebe.com.br, Marganne Dubrule, psicóloga e sócia do espaço Cadê Bebê, de São Paulo, falou sobre a importância das brincadeiras tradicionais, como pique-pega, amarelinha, esconde-esconde, para as crianças: “É por meio das brincadeiras que se constroem nossos laços afetivos. As tradicionais ligam as crianças aos antepassados, com elementos históricos e culturais que fazem com que elas sejam parte de uma sociedade”.

Veja algumas brincadeiras que a Bebe.com.br reuniu

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincadeiras-antigas-ajudam-desenvolvimento-infantil/

Renata Meirelles, do projeto Território do Brincar, viajou o Brasil durante dois anos junto com o marido e os filhos para registrar como brincam as crianças no nosso país. Ela conta que, sempre que chegava a um novo lugar e perguntava aos adultos como brincavam as crianças, eles respondiam que elas não brincavam mais. Por sorte, ela fez a mesma pergunta diretamente aos pequenos e descobriu inúmeras brincadeiras país afora.

Neste link você pode conferir a palestra que a Renata fez no evento TedxSão Paulo sobre o projeto dela, o Território do Brincar

Aqui está o site do Território do Brincar onde a Renata e a equipe dela reuniram vídeos sobre brincadeiras pelo Brasil

http://territoriodobrincar.com.br/brincadeiras-pelo-brasil/

Não dá para dizer que faltam opções para brincar: o site Catraquinha fez uma lista de 100 brincadeiras tradicionais. Só escolher uma para cada dia!

100 dicas de brincadeiras tradicionais para animar qualquer dia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *