Get Up to 40% OFF New-Season StylesMenWomen * Limited time only.

Tempo de qualidade para os filhos: conheça o movimento Slow Parenting

Tempo de qualidade para os filhos: conheça o movimento Slow Parenting

Colégio pela manhã, aulas de natação, inglês, balé e reforço à tarde. A agenda de muitas crianças é tão cheia quanto a de um profissional. É claro que pais e mães se preocupam em dar as melhores oportunidades para seus filhos, mas será que eles também não precisam de um pouco de tempo livre, sem tantas tarefas agendadas? O movimento Slow Parenting – ou pais sem pressa, em tradução livre – acredita que sim.

O que é o Slow Parenting?

Este é um movimento que surgiu há pouco mais de uma década com a ideia de que é preciso desacelerar a rotina das crianças. Carl Honoré, jornalista canadense radicado em Londres, é um dos precursores do Slow Parenting. Em seu site https://goo.gl/2WGGcK, ele explica que o “slow” do nome do movimento não significa fazer tudo no ritmo de uma lesma. “Significa fazer tudo na velocidade certa. Isso implica qualidade em vez de quantidade, conexões humanas reais e significativas, estar presente no momento”, diz ele.

O que Honoré defende é que as crianças devem se esforçar, estudar, se preparar para a vida, mas sem serem pressionadas como alguém em uma competição pelo primeiro lugar. “Pais sem pressa dão aos seus filhos muito tempo e espaço para explorar o mundo em seus próprios termos. Eles mantêm o horário da família sob controle para que todos tenham tempo de inatividade suficiente para descansar, refletir e simplesmente estarem juntos”, afirma. “Slow Parenting significa permitir que nossos filhos aprendam quem são e não o que queremos que eles sejam. Pais sem pressa compreendem que a educação infantil não é um projeto, é uma jornada”, complementa.

Quer saber mais sobre como ser um pai ou uma mãe sem pressa?

O livro Sob Pressão, de Carl Honoré (editora Record) explica detalhes do movimento. Na Estante Virtual você encontra o exemplar, novo ou usado, com ótimo preço. https://goo.gl/1V5cRz

Honoré fez também uma palestra no TED, em que fala da importância de desacelerar em todos os aspectos da vida. O vídeo está em inglês, mas tem legenda em português.

https://www.ted.com/talks/carl_honore_praises_slowness?language=pt-br

Uma matéria do portal iG aborda o conceito e traz dicas interessantes para aproveitar melhor o tempo das crianças. Leia aqui http://delas.ig.com.br/filhos/2017-08-07/como-educar-filho-slow-parenting.html

A revista CLAUDIA também falou do movimento e enumerou algumas dicas de Honoré para começar a colocar o Slow Parenting em prática. https://claudia.abril.com.br/sua-vida/conheca-o-movimento-que-defende-a-desaceleracao-da-rotina-dos-filhos/

Nós da PIG PEGA acreditamos que o movimento Slow Parenting pode ser benéfico para nossas crianças. E você, o que acha? Deixe seu comentário e conte como você faz para que os pequenos aproveitem bem a infância deles.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *