Get Up to 40% OFF New-Season StylesMenWomen * Limited time only.

Vamos ensinar organização às crianças? Saiba como

Vamos ensinar organização às crianças? Saiba como

Brinquedos espalhados, mochila da escola cheia de papéis e livros que não deveriam estar ali, calçados jogados pelo quarto. Filhos que estão mais para bagunceiros do que organizados deixam mamães e papais preocupados. Mas, calma, eles podem aprender a colocar tudo em ordem. “As crianças não são bagunceiras porque são preguiçosas. Elas precisam aprender a se organizar, já que o lobo frontal, a parte do cérebro responsável pelo planejamento e a organização, ainda está em desenvolvimento”, explicou em uma entrevista à revista CLAUDIA a psicoterapeuta e consultora educacional americana Marcella Moran. https://claudia.abril.com.br/sua-vida/como-ensinar-as-criancas-a-se-organizar-e-por-que-isso-e-tao-importante/

Arrumando os brinquedos e o quarto

Especialistas afirmam que os pequenos de 2 anos já podem aprender sobre organização, começando pelos brinquedos. Saber que precisam guardar tudo ao terminar a diversão é a maneira de entenderem que são responsáveis pelos seus objetos. E como estamos falando de crianças, o lado lúdico tem de estar presente na hora de ensinar sobre arrumação. No UOL, Bebel Marrey Ferreira diz que transformar a tarefa também em brincadeira é importante, deixando de lado o tom impositivo. Por exemplo, se são duas crianças, que tal jogar “quem guarda os brinquedos mais rápido”? Confira o texto na íntegra no link http://bbel.uol.com.br/casa-arrumada/ensine-seu-filho-a-arrumar-o-quarto/

Com um pouco mais de idade, meninos e meninas já serão capazes de guardar suas próprias roupas e até ajudar na limpeza do quarto. A seção Delas|Filhos do portal iG traz informações interessantes sobre o tema. Leia o texto aqui. http://delas.ig.com.br/filhos/2017-09-05/organizacao-criancas.html. De acordo com a reportagem, ensinar as crianças a organizar os brinquedos e o próprio quarto dá a elas autonomia. “Ao participar dessa dinâmica, elas começam a se sentir pertencentes e responsáveis pelo ambiente”, diz a matéria.

 Rotina

Ter um dia na semana para que seus filhos coloquem em ordem o espaço deles é uma das dicas da reportagem do iG.  A Marcella Moran e outras especialistas que falaram à CLAUDIA concordam que o pontapé inicial para ensinar organização às crianças é estabelecer uma rotina. Isso significa ter um horário para acordar, uma lista do que fazer ao voltar do colégio, quando arrumar o quarto, tomar banho, jantar. Segundo as especialistas, isso dá segurança e estabilidade aos pequenos.

Uma agenda

Introduzir uma agenda na vida deles também pode ser interessante. Para isso, não basta dar uma brochura cheia de datas e folhas. É preciso, primeiro, entender como ele enxega melhor as informações, se ele é visual, cronológico ou espacial. Tente, por exemplo, um quadro onde ele pode fixar post-its com tarefas a fazer, datas de provas, horários etc. Ao passo que cumpre os deveres, remove os papéis.

Se quiser saber mais, uma dica de leitura é o livro da Marcella Moran, escrito junto com o neurologista infantil Martin Kutscher: Meu Filho É Uma Bagunça (Editora Agir). Encontre o livro com um ótimo preço na Estante Virtual https://www.estantevirtual.com.br/livros/martin-l-kutscher-e-marcella-moran/meu-filho-e-uma-bagunca/2586086540.

Como você ensina organização aos seus filhos? Deixe sua história nos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *