Get Up to 40% OFF New-Season StylesMenWomen * Limited time only.

Um Hábito Valioso!

Um Hábito Valioso!

Quando pensamos em ensinar aos pequenos a importância e o valor do dinheiro e, principalmente, em como economizá-lo, o primeiro passo é dar a eles um cofrinho. Contribuímos com as primeiras moedas e incentivamos as diversas formas de aumentar a pequena fortuna, com base em algum objetivo que a criança escolhe: um doce, um brinquedo, ou até um passeio em algum lugar especial. Cada moedinha adicionada é uma conquista! E assim eles vão desenvolvendo o valioso hábito de planejar e organizar seu próprio dinheiro.

E para colocar essa ideia em prática, qual é o cofre que escolhemos? O cofre de porquinho! Mas você sabe qual é a origem do cofre em formato de porquinho? Uma das teorias que encontramos é a da multiplicação e foi atribuída a um engenheiro francês chamado Sebastian la Pestre, que viveu no século XVII. Ele teria calculado que, em dez anos, uma porca poderia produzir até seis milhões de filhotes. Representando lucro para as famílias que pudessem vender os porcos e sendo, portanto, símbolo de objeto utilizado para guardar dinheiro.

Outra teoria se refere à Inglaterra do século XVI, quando os utensílios domésticos das pessoas mais pobres eram feitos de uma argila barata chamada “pygg clay”. Algumas pessoas usavam potes feitos dessa mesma argila para guardar dinheiro e os chamavam de “pygg banks”. Dizem que um artesão se confundiu ao receber uma encomenda para fazer um “pygg bank” e acabou fazendo um “piggy bank” (“piggy” significa porquinho em inglês). Daí, surgiu o primeiro cofrinho em formato de porco.

Já para os chineses, o porco é sinônimo de riqueza e abundância. Portanto, cofrinhos em formato de porco são usados para atrair fortuna e devem ser colocados na área da casa destinada ao trabalho. A cada dia uma moeda deve ser depositada, a fim de atrair a riqueza.

Independente de qual é realmente a origem dos cofres de porquinho, o importante mesmo é que eles são uma excelente forma de mostrar aos pequenos os benefícios de se poupar dinheiro, e ajudá-los a construir desde cedo uma consciência de economia e perseverança.

Seus filhos também tem um cofrinho? Conta pra nós um pouquinho da sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *