Sustentabilidade: é de pequeno que se aprende
Pig Pega2018-03-09T12:17:11-03:00Bebês crescem rápido! Com o passar dos meses de vida dos pequenos, são muitos os acessórios e roupinhas que não servem mais. A PIG PEGA surgiu com a ideia de ser a plataforma onde pais e mães possam vender aqueles produtos guardados com tanto cuidado e carinho e comprar outros de qualidade e no tamanho certo para a nova fase da vida dos filhos e filhas. Ao criar boas oportunidades para pais e mães, com economia e praticidade, a PIG PEGA tem como princípio a sustentabilidade.
Já pensou que, ao vender as roupinhas do seu bebê e comprar para ele uma que já foi de outra criança, você está criando um hábito que pode ensiná-lo, desde pequeno, a ser sustentável? O exemplo de pais e mães é o primeiro passo para que as crianças cresçam conscientes da importância de cuidar do meio ambiente e defender uma sociedade mais igualitária e menos consumista. Além das ações no dia a dia serem importantes, brincadeiras, leituras e tarefas simples em casa podem ajudar as crianças a desenvolver o conceito de sustentabilidade. Veja algumas dicas que sepamos para você:
O site eCycle – onde é possível encontrar locais, em várias cidades do país, para descartar resíduos como pilhas, baterias de celular e até mesmo remédios – reuniu dicas bem bacanas sobre como introduzir a questão da sustentabilidade na vida das crianças. Uma delas é deixar os pequenos como responsáveis pela coleta seletiva da casa. Aproveite para falar com eles sobre o tempo que cada material leva para se decompor na natureza e o estrago que isso causa. Conte também como aquela garrafa pet ganha nova vida ao ser encaminhada para a reciclagem. E que tal ensiná-los a fazer compostagem? Além de tudo, é algo bem divertido! “Mas é importante lembrar que a reciclagem deve ser a última opção. Bom mesmo é reduzir o consumo e, consequentemente, a geração de resíduos”, lembra o texto do eCycle. Veja as outras dicas aqui:
https://www.ecycle.com.br/1285-sustentabilidade-na-educacao-infantil
Os livros também são aliados nessa missão de abordar a sustentabilidade com as crianças. O site Catraquinha listou dez livros infantis sobre meio ambiente. Um dele é o Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-guará (Editora Ática). O livro é uma versão da tradicional história infantil, que ganhou um personagem bem conhecido das nossas florestas para falar sobre a preservação da natureza com bastante senso de humor. Quer saber quais são os outros livros? Acesse o site do Catraquinha:
E como criança precisa mesmo é de brincar, você pode utilizar fitas adesivas, papelão, pratos de plástico e palitos de picolé para criar brincadeiras. As crianças vão ver como é fácil se divertir dessa maneira. O site Atitudes Sustentáveis separou algumas ideias. Inspire-se aqui:
www.atitudessustentaveis.com.br
Deixe um comentário